Chegou a hora! Finalmente, você organizou seu dia e poderá começar a procurar pelo seu vestido de noiva, esse momento com o qual você tanto sonhou, mas ainda não sabe muito bem como agir ou por onde começar, só sabe que você precisa encontrar o modelo perfeito. Mas não se preocupe,nós da hortencianoivas, vamos te contar quais são as 5 dicas principais para que o vestido caia como uma luva.
Passo 1. De acordo com a sua personalidade
Você precisa ter em mente que você não deve ir fantasiada, não importa o quanto você adora seguir tendências. Talvez não seja o seu estilo e, o que realmente importa, é que você se sinta você mesma. Claro que você deve ler blog e sites de casamento como também buscar na hortencianoivas para ver quais são as tendências em casamentos, mas o que realmente importa é que você sinta que continua sendo você mesma com o modelo escolhido.
Clássica: você é uma noiva clássica se aposta pelo tradicional, por aquilo que não passa de moda e que seja elegante e sofisticado. Este tipo de noiva sempre escolhe um modelo com decote barco ou em V acompanhando de véu e joias como pérolas ou diamantes.
Romântica: são delicadas. As noivas românticas costumam escolher vestidos de tule ou chiffoncom bordados muito românticos com temas florais.
Boho: as noivas que se casam na praia ou ao ar livre apostam por um modelo boho, para dar um toque hippie ao seu look, com tecidos leves e vaporosos, e complementos como coroas de flores.
Vintage: você é uma noiva vintage se você adora estilos antigos, as rendas e vestidos vitorianos. Procure usar o tecido mais espetacular (inclusive herdado) que dê um ar vintage ao seu look.
Moderna: a noiva moderna quer dar um toque vanguardista ao seu look, é atrevida e aposta por cortes assimétricos em seu vestido, inclusive pode optar por vestidos curtos ou grandes decotes.
Em primeiro lugar, o vestido tem que refletir o estilo natural da noiva. Se você escolhe um modelo que não tem nada a ver com o seu estilo, será algo visível e parecerá falso. Você nunca deve comprar um modelo que seja a “última tendência”, mas que não te favorece. Se você quiser que seu vestido seja algo atípico porque esse é o seu estilo, vá em frente! No fim das contas, um vestido de noiva é aquele vestido que a noiva decide usar. Se você sempre quis se casar de vermelho, por que não? Para escolher o mais adequado, você deve sempre ouvir o estilista ou as vendedoras da loja, mas sem esquecer da sua ideia inicial. Evite mudar de ideia se ela não surgiu de você e procure que seu vestido reflita sua personalidade, não a oculte.
Passo 2. Tipo de tecido
Tenha em mente a ideia de fazer o vestido sob medida. Muitas noivas não contemplam esta opção porque acham que é muito mais caro ir a uma costureira que fabrica um modelo feito sob medida. Mas não é assim, a relação qualidade-preço é boa, ele vai se encaixar como uma luva, uma vez que ele será feito no seu corpo, e será único, não haverá outro como ele. Se você não quiser fazer um sob medida, os estilistas recomendam escolher um vestido de catálogo e personalizá-lo. Procure um que faça com que você se sinta você mesma e personalize com algo que o diferencie dos demais: um aplique na cintura ou quadril, um tecido diferente, algum complemento inovador…. Algo que reflita sua personalidade!
Não pense que estar bonita e confortável são duas coisas incompatíveis. Se você usar um vestido muito apertado, você não poderá aproveitar a festa e se arrependerá. Escolha um que permita o mais importante: aproveitar o grande dia. Além disso, escolha tecidos de qualidade e se você não entende muito sobre moda, peça a companhia de alguém que entenda. Confira aqui os tecidos mais utilizados pelas noivas.
Mikado: é uma seda natural grossa e com brilho.
Brocado: tecido com relevos prateados ou dourados. Esses desenhos são geralmente com temas vegetais ou geométricos de inspiração oriental.
Piquê: é um tecido áspero, com corpo e peso, no qual é possível observar relevos geométricos.